Inicial > Sem categoria > Da impossibilidade, ou 103 anos de Frida Kahlo

Da impossibilidade, ou 103 anos de Frida Kahlo

Thyago Villela

Qualquer texto sobre Frida, breve, extenso, coloquial ou estritamente  formal, começaria por abordar sua história pessoal, seu lugar na pintura e na vida política mexicana, seus amores, sua conturbada relação com Diego Rivera, seu uso compulsivo de narcóticos ou suas vestimentas excêntricas. Comentaria a filiação da pintora ao Partido Comunista Mexicano, em 1928, seu rompimento devido a stalinização de suas fileiras e sua re-filiação, vinte anos depois. A aproximação, física e intelectualmente, de Leon Trotsky também constaria no texto. Depois, poder-se-ia expor brevemente seu estilo de pintura, inspirado, ora nos classicistas europeus, ora nas pinturas folclóricas e nos muralistas mexicanos. E o leitor respiraria aliviado e sonolento, contente por haver artistas engajados e preocupados com novas sensações; artistas que sofreram e hoje se tornaram grandes mitos, estrelas distantes e frias – artistas que já morreram, para o nosso bem, graças a Deus.

           

                             Este texto nada diria de Frida Kahlo.

Melhor seria uma narrativa brilhante e intensa como sua paleta de tintas, seu gosto revoltado, suas sobrancelhas unidas como que para lançar pontes entre os dois olhos atentos e sonhadores. Melhor seria dançar Frida, gritar sua obra, urrar seus auto-retratos mornos e impossíveis. Ai se Frida pudesse estar entre as palavras! Ai se Frida fosse dócil como um cão, e se colocasse entre nossas pernas indispostas, e pusesse suas orelhas em nosso colo esperando o abate de nossas canetas. Ai se Frida fosse fácil! Ai se a Casa Azul pudesse barrar os sonhos de Frida! E a pintora escoa por nossos dedos frágeis, e não podemos saber os mistérios da pintora, a língua da pintora, o castanho da pintora. Nenhum museu, nenhum artigo num jornal de domingo matará Frida.

Frida ficará mais 103 anos com seus olhos de gume afiado, sua cara de menina raivosa e amável. Porque Frida não conseguiu matar Frida. Porque os ônibus em combustão escancararam a vagina da pintora, que desde então não se fechou roxa. Porque não se queda a tinta e não se queda a alma revolucionária. Porque, parafraseando Drummond, NASCERAM FRIDA KAHLO.

 

Categorias:Sem categoria
  1. Renata
    07/08/2010 às 12:11 am

    Que texto maravilhoso!

  2. 07/08/2010 às 6:38 pm

    Possível é, ainda bem, estranhar e entranhar a obra (pintada ou não pintada, pensada ou escrita) de Frida. Esse é o legado que fica mais que a vida.

  3. Evandro - Harry
    07/12/2010 às 3:19 pm

    gostei bastante desse texto Thi.
    é um prazer militar com vc!

  4. 11/06/2010 às 11:49 pm

    “esperando o abate de nossas canetas…”

    Esplêndido!

    Fabio

  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário