Início > Sem categoria > Especial Iskra: Introdução a “Bolchevismo e stalinismo”, de Leon Trotsky

Especial Iskra: Introdução a “Bolchevismo e stalinismo”, de Leon Trotsky

por Gilson Dantas

Apresentação a Bolchevismo e stalinismo

De Leon Trotsky

 

Escrito em agosto de 1937, este é mais um texto magistral de Trotski e pode-se dizer, sem sombra de dúvida, que se trata de um documento teórico também para o nosso tempo na medida em que seu autor responde aos que renunciam ao bolchevismo.

 

Trotski dialoga com argumentos que emergem em uma época de reação e de rebaixamento profundo do nível ideológico geral do movimento revolucionário e, nesse diálogo ele se soma ao debate ainda contemporâneo sobre bolchevismo e stalinismo.  Ele debate e põe por terra toda mitologia que tenta fazer algum tipo de amálgama do pensamento de Lenine com a torpe política reacionária e anti-operária de Stalin, o organizador de derrotas proletárias.

 

Recorrendo da forma mais dialética aos argumentos históricos e da esfera do marxismo vivo, Trotski mostra porque o stalinismo é a negação mais grotesca do bolchevismo e desvela todo o baixo nível teórico de toda uma época na qual seus ideólogos se prendem a argumentos formais, do mundo das aparências, para tentar sustentar opiniões que ainda hoje são repetidas por um certo marxismo e pelo anarquismo.

 

Trotski mostra como o legado bolchevique é justamente o único capaz de explicar a degeneração stalinista e oferecer uma perspectiva de sua superação – pela via da revolução política. Crítico ao anarquismo – que compartilha da mesma linhagem de racionalismo da burguesia – Trotski responde a cada um dos argumentos que até hoje se usa para justificar muito mais a ressaca ou a prostração ideológica típica de uma época de seguidas derrotas do proletariado (como eram os anos do pré-II Guerra, mas também as décadas recentes) do que mesmo explicação dialética. Esta está exemplarmente desenvolvida em textos como este e tantos outros que são o mais afiado e mais fecundo legado do marxismo revolucionário do nosso tempo.

Nos 70 anos do assassinato de Trotsky pelas mãos do stalinismo, a Iskra e a Liga Estratégia Revolucionária apresentam este texto lapidar, como parte da campanha que desenvolveremos no segundo semestre de 2010 em homenagem ao grande revolucionário russo, que nos legou as chaves fundamentais do marxismo revolucionário de nosso tempo.

 

Anúncios
Categorias:Sem categoria
  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: