Início > Sem categoria > Direita e esquerda em apoio aos bombeiros. Alguma coisa está fora do lugar…

Direita e esquerda em apoio aos bombeiros. Alguma coisa está fora do lugar…

(extraído do blog www.vospertence.blogspot.com)

por Thyago Flamé

 

 

A polêmica de qual posição devem adotar as organizações revolucionárias e classistas a respeito das greves das forças de repressão não são de hoje e nem se restringem à esquerda brasileira. A mobilização e o motim dos bombeiros reascendeu a polêmica na esquerda brasileira. Esse debate, como muitos outros, não acontece diretamente nas publicações oficiais de algumas organizações, sites e jornais, mas nas listas de e-mail e no facebook ele está presente quase diariamente.

Uma parte da discussão está centrada na comparação entre os bombeiros e a PM, a qual estão subordinados. Alguns companheiros que não apóiam as mobilizações policiais sim o fazem em relação aos bombeiros, por entenderem que sua atividade, a princípio diferente da PM, deveria justificar uma posição distinta por parte dos revolucionários. Acredito que esse debate está suficientemente desenvolvido na declaração publicada no site da ler-qi, sendo que a recente mobilização unificada entre PMs e bombeiros demonstra a indentidade entre as duas forças melhor que qualque argumento.

A posição do PSTU vai por outro caminho. Muitos dos seus militantes traçam diferenças entre a PM e os bombeiros, sem no entanto abandonar a posição defendida em sua declaração oficial, que iguala bombeiros e PMs. Nesse ponto, concordamos mais com a posição da declaração. Mas com o PSTU a polêmica é mais ampla, já que não está localizada na posição acerca dos bombeiros, mas da posição em relação ao conjunto das forças de repressão do estado burguês.

Um argumento mil vezes repetidos nas discussões nas redes sociais é de que a greve dos policiais (ou bombeiros) por melhores salários enfraquece a instituição repressiva e opõe a base de soldados ao alto mando de oficiais. Como esses argumentos são repetidos pelos militantes de vários estados de forma praticamente homogêna, podemos concluir que se trata de uma discussão interna. No entanto, esse argumento amplamente utilizado contra a posição da Ler-qi não encontra espaço nos materiais públicos. Por que?

A única resposta é que ele é um falso argumento, que não condiz em nada com a realidade das greves policiais em geral e da atual mobilização dos bombeiros em particular. Ao contrário de enfraquecer a instituição, isso a fortalece, com a ajuda de parte da esquerda… Ao contrário de quebrar as linhas de comando, fortalece a solidariedade entre soldados e oficiais. Basta ver como a posição da “Associação dos oficiais bombeiros do estado do Rio de Janeiro” é favoravél ao aumento e às mobilizações. Ou como um dos três porta-vozes escolhidos pelos bombeiros é um Capitão. Lauro Boto. Ou, pegando outro exemplo, basta ver como as assembléias de campanha salarial da PM mineira estão sendo realizadas na sede da associação de oficiais. Por último, chamo os companheiros do PSTU a acompanhar também a campanha em defesa de PEC 300, que tem como um dos seus porta-vozes no Congresso Nacional o Garotinho, ex-governador do Rio. A PEC 300 é uma demanda para criar um piso nacional para policias e bombeiros. É apoiado por vários setores da direita e da extrema-direita.

Para ir terminando, chamamos a atenção de que a briga em torno do salário dos policias é uma disputa de interesses dentro dos setores burgueses, não cabendo os trabalhadores se aliar a nenhuma das posições. Muitos dos que defendem hoje os bombeiros, ou os policias, são os mesmos que estão discutindo a formação de um novo partido de direita no Brasil, o partido militar brasileiro. Cuidado, companheiros do PSTU! Com a sua posição vocês estão fortalecendo setores de extrema-direita, muito fortes dentro das forças de repressão que pedem maiores salários. Coloco aqui um link, só para dar uma mostra de quem são os “trabalhadores” em questão…

Vejam só:

Blog do “Grupo Tático de Combate Mossoró – RN

Blog do Adilson Domingos, que defende Bolsonaro.

Bolg do “Meganha” – não precisa nem falar nada…

União de blog (é um blog que pretende unificar os vários blogs de policias no Brasil. Mando link para o debate sobre a criação de um partido de direita. Ah, esse blog também apóia a mobilização dos bombeiros…

Dá até medo postar esses Links… e olha que teria muito mais.

Categorias:Sem categoria
  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: